ESCOPO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
A ASOCEA planeja, coordena e executa inspeções de segurança operacional em todos os Prestadores de Serviço de Navegação Aérea (PSNA) do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Portanto, o escopo do SGQ da ASOCEA é definido como:
“Inspeção de Segurança Operacional nos Prestadores de Serviços de Navegação Aérea (PSNA)”
Para essa tarefa, na sede, em sua área administrativa, cujo endereço está a seguir, a Assessoria possui efetivo de 53 militares, da ativa e da reserva remunerada (PTTC), divididos entre a Chefia, Vice Chefia (VHC), Divisão de Inspeção (DINSP) e a Divisão de Apoio (DAPO), responsáveis em planejar, coordenar e executar as atividades e tarefas ligadas aos processos de Gestão da Qualidade, Inspeção de Segurança Operacional, Capacitação e Suporte Técnico ao Vigilante II.
Av. Marechal Câmara, 233 – 12º andar
20.020-080 – Castelo – Rio de Janeiro – RJ
(21) 2139-9674 / 9675 / 9676 / 9677 / 9681 / 9682
Atualmente, na área operacional, ou seja, para a execução das inspeções propriamente ditas, tem cadastrado o quantitativo de 130 inspetores ativos (110 externos + 20 internos), divididos em várias aéreas, tais como: AIS, ATS, CNS, MET, SGSO, AVSEC, SAL, ENS, SAR, CTG, PANS_OPS, AGA e EPTA M.
Os limites e fronteiras do Sistema está clarificado na Figura 1, a qual apresenta a visão sistêmica do SGQ da ASOCEA.
Figura 1 – Visão sistêmica do SGQ da ASOCEA
Fonte: ASGQ, 2022
REQUISITOS NÃO APLICÁVEIS DA NBR ISO 9001
Requisito 8.2.1.d da NBR ISO 9001:2015 – Comunicação com o cliente – o SGQ da ASOCEA não utiliza propriedade do cliente para a execução de seus processos.
Requisito 8.3 da NBR ISO 9001:2015 – Projeto de desenvolvimento de produtos e serviços – os processos que resultam na Inspeção de Segurança Operacional são elaborados em conformidade com as recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).
Requisito 8.5.3 da NBR ISO 9001:2015 – Propriedade pertencente a clientes ou provedores externos – o SGQ da ASOCEA não recebe e nem se utiliza de propriedade de cliente ou de provedores externos na execução de seus processos.
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