Notícias

AUDITORIA – ASOCEA recebe auditoria externa para certificação do Sistema de Gestão da Qualidade

29 de setembro de 2021 às 09:54

Nesta primeira fase, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial obteve informações com relação à qualidade do site, processos e equipamentos, controles estabelecidos, requisitos estatutários e regulamentares da Organização Militar (OM)

A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), recebeu, nos dias 21, 22 e 23 de setembro, auditores do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) com a finalidade de certificar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Organização Militar (OM), segundo a NBR ISO 9001:2015, em conformidade com o escopo de credenciamento aeroespacial nº 21.

Nesta primeira fase, o órgão certificador analisou a informação documentada, avaliou as condições específicas do site, o status e entendimento dos requisitos da Norma, obteve informações com relação à qualidade do site, processos e equipamentos, controles estabelecidos, requisitos estatutários e regulamentares, além da alocação de recursos e da eficácia das auditorias internas e análises críticas, bem como o nível de implementação do SGQ.

Esta fase da auditoria destina-se a verificar se a Unidade auditada está apta ou não a passar pela auditoria de conformidade (Fase 02). Coroando o trabalho realizado até agora, ficou comprovado pelos auditores que a ASOCEA está apta para dar continuidade à Auditoria, com a realização da segunda fase.

A auditora líder dessa fase, Tecnologista Luciane de Oliveira Cunha, ressaltou a grande oportunidade de conhecimento dos processos da ASOCEA. “Importantes para a Segurança da Aviação e desconhecidos por muitos”. E, juntamente com o Auditor, Tenente Leandro Guimarães Ribeiro, relatou as oportunidades de melhorias para a segunda e definitiva fase denominada Auditoria de Conformidade.

Na fase 2, a equipe auditora passará por todos os processos e verificará a sua correta execução, analisando os registros aplicáveis, e certificando se a ASOCEA realmente está executando as atividades em conformidade com os documentos elaborados. Essa segunda fase será presencial, no período de 18 a 22 de outubro de 2021, e o resultado dela é a emissão ou não da certificação segundo a norma NBR ISO 9001:2015.

Fotos: ASOCEA

Voltar para o topo

Copyright Ⓒ 2024 by ASOCEA.