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SEGURANÇA OPERACIONAL – ASOCEA INSPECIONA PROVEDOR DE SERVIÇOS DE NAVEGAÇÃO AÉREA DA NAV BRASIL

9 de setembro de 2021 às 10:41

Essa foi a primeira inspeção de segurança operacional em um Provedor de Serviços de Navegação Aérea (PSNA) da nova NAV Brasil realizada pela Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA)

 A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou, de 24 a 27 de agosto, a primeira inspeção de segurança operacional em um Provedor de Serviços de Navegação Aérea (PSNA) da empresa estatal criada para assumir as atribuições relacionadas à navegação aérea, a NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea (NAV Brasil). Anteriormente, o serviço estava a cargo da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

A inspeção realizada pela ASOCEA é o processo de verificação da conformidade normativa das atividades desenvolvidas pelos órgãos provedores de Serviço de Navegação Aérea, quanto ao que estabelece a legislação brasileira. Durante os quatro dias de atividades de inspeção na Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA-RJ), localizada no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a Equipe de Inspeção, chefiada pelo Coronel Aviador Andre José Fernandes Martins, aplicou os Protocolos de Inspeção nas áreas de Informações Aeronáuticas (AIS), Tráfego Aéreo (ATS), Comunicação, Navegação e Vigilância (CNS), Meteorologia Aeronáutica (MET) e Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), além de avaliar os níveis de segurança operacional praticados, em conformidade com os Protocolos de Inspeção da ASOCEA.

Ao final da inspeção, o Coronel Fernandes parabenizou a EPTA-RJ pelo profissionalismo demonstrado nas atividades de controle do espaço aéreo do Rio de Janeiro, além do excelente apoio prestado à equipe de inspetores. “Graças ao comprometimento e dedicação de seus integrantes, a EPTA-RJ obteve a expressiva marca de 100% de conformidade nos protocolos aplicados”, disse.

A gerente da EPTA, Andrea de Araújo Cavalcanti, ressaltou que o resultado é fruto do esforço e da dedicação constante dos inspecionados. “São motivo de orgulho para todos nós, posto que elevam a qualidade do serviço prestado pelos provedores e, sobretudo, a segurança operacional da aviação brasileira”, concluiu.

Fotos: ASOCEA

 

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